folder-fe4

X JORNADA DO GRUPO DE PESQUISA DISCURSOS NA MÍDIA ESCRITA (DiME)

 

INSCRIÇÕES COM APRESENTAÇÃO DE TRABALHO PRORROGADAS ATÉ 18/11/18

 

  1. Tema: Fake News: a natureza do discurso da (des)informação

 

  1. Data de Realização: 27 de novembro de 2018.

 

  1. Local: Campus Monte Alegre

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Rua Monte Alegre, 984

São Paulo-SP

 

  1. Programação

 

09h00: Cadastramento

 

09h30: Mesa de abertura – Fake News: a natureza do discurso da (des)informação

 

Manuel Carlos Chaparro (Intercom/ECA-USP)

Possui graduação em Jornalismo pela Universidade de São Paulo (1982), mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1987), doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1993) e pós-doutorado pela Universidade Nova de Lisboa (1996). Atualmente é Professor Colaborador da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Jornalismo e Editoração.

 

 

Rodrigo Ratier ( Casper Líbero)

Jornalista com 17 anos de experiência em mídia impressa (revistas) e digital (websites e redes sociais), com ênfase em edição e administração de produtos editoriais. Está há 8 anos na equipe de Nova Escola, onde é hoje editor executivo da revista. Passou por publicações como Superinteressante, Mundo Estranho e Galileu. Possui doutorado em Educação pela USP, com defesa de tese sobre o jornalismo de educação. Foi coordenador da área de comunicação e educação da ONG Repórter Brasil, professor universitário e do Ensino Médio. Foi também um dos fundadores do Projeto Redigir, curso voluntário de redação e cidadania na ECA USP.

 

 Sérgio Lüdtke (Editor do Projeto Comprova)

Sérgio é jornalista, pesquisador e consultor para comunicação em mídias digitais. Editor-chefe do Projeto Comprova, uma coalizão de 24 veículos de comunicação para combater as fake news nas eleições presidenciais em 2018. Iniciou a carreira como editor de livros; como empreendedor criou a própria editora (1991), uma livraria online (1997) e uma editora de e-books (2000). Em 2001 migrou para o Jornalismo digital, dirigindo a área de conteúdo do clicRBS, então o maior portal regional de internet do Brasil. Em 2009, mudou para São Paulo para coordenar as plataformas digitais da revista Época na Editora Globo. Em 2012, criou a consultoria Interatores e passou a coordenar o Master em Jornalismo Digital no ISE. Como consultor e pesquisador organizou cursos para jornalistas em diversas redações e foi responsável por duas grandes pesquisas sobre empreendedorismo no jornalismo digital. Desde 2016 coordena a área de conteúdo do Instituto IREE em São Paulo.  

 

12h30: Almoço

 

14h–16h: Minicurso

 Fake News e Comunicação: implicações para as sociabilidades contemporâneas

Douglas de Oliveira Calixto

Jornalista formado pela Unesp, é mestre em Ciências da Comunicação pela ECA-USP. O trabalho “Memes na internet: entrelaçamentos entre Educomunicação, cibercultura e a ‘zoeira’ de estudantes nas redes sociais” rendeu-lhe a indicação como melhor mestrado de Comunicação da USP em 2017, representando a universidade no prêmio da nacional da Compós. Desenvolve pesquisa nas áreas de Comunicação, Educação e cibercultura. É também um dos autores do livro “Comunicação e Educação: aceleração social do tempo?”, organizado pelo prof. Adilson Citelli (USP) e cocriador do projeto Aula Pública? programa de divulgação científica desenvolvido pelo site Opera Mundi em parceria com a TV UNESP (2013/2014) e com a Rede TVT (2015, 2016 e 2017). Integra o grupo de pesquisa “Mediações Educomunicativas” coordenado pelo prof. Adilson Citelli da ECA-USP. Ex-atleta universitário do Lassen College (EUA), é diretor de Comunicação da ABPEducom (Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação), colaborador do Núcleo de Comunicação e Educação da Universidade de São Paulo (NCE/USP) e idealizador do projeto Labeducom.

 

16h – 18h: Sessões de comunicação

18h30: Encerramento

 

 

 

 

 

Esta entrada foi publicada em Sem categoria. ligação permanente.

Deixe um comentário